quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Herói Chinês

Provavelmente você já entrou em uma academia de kung fu/wushu e viu um altar com a imagem de um velhinho barbudo enfesado e ficou imaginando porque ele tinha uma arma enorme na mão e tinha o rosto vermelho, quem seria que o teria irritado. Este velhinho barbudo enfesado é um herói chinês, um homem que se tornou uma lenda e hoje é exemplo. Ele é o patrono das artes marciais chinesas, conheça mais sobre esse velhinho chinês. =]


Personagem da Cultura Chinesa, a história de Kwan Kun começou a ser contada a mais de 1700 anos atrás. O Guerreiro Kwan Kun viveu no período dos Três Reinos, época em que a China era pouco habitada e se encontrava em guerra pelo poder.

Antes de se tornar uma divindade, Kwan Kun foi um herói militar, com muito poder e coragem, imbatível nas batalhas, era leal, bom, generoso e admirado por seus companheiros. Numa vida cheia de glórias e histórias inspiradoras se tornou um herói, no entanto histórias contam que sua morte foi marcada pela traição de um de seus subordinados, que durante uma batalha teria entregado ao inimigo a posição do exército Wei comandado por Kwan Kun, estando ele com 52 anos. Claro que existem diferentes relatos sobre seu nascimento, vida e morte, mas o concreto é que Kwan Kun deve ser tomado como exemplo de conduta na nossa vida marcial e fora dela.

No folclore chinês Kwan Kun é retratado com 2,70m de altura, com uma barba de 60cm, um homem forte, com rosto vermelho, algumas vezes empunhando sua arma, o kwan dao, ou montado em seu cavalo negro. Relatos antigos contam que após sua morte Kwan Kun apareceu várias vezes a soldados, levando-o a se tornar protetor dos guerreiros, sua imagem é usada em delegacias chinesas no intuito que os policiais não se esqueçam que a honestidade deve sempre vir em primeiro lugar.

São várias as lendas que contam a bravura de Kwan Kun, desde pequeno resistiu à ira de outros. Uma história de nascimento conta que sua mãe foi fecundada por uma divindade e que ao invés de dar à luz a criança, ela pôs um ovo de casca vermelha, o esposo de sua mãe desconfiado da paternidade da criança e irado pela suposta traição quebrou o ovo que tinha a criança dentro, o pequeno já estava quase que completamente formado, exceto por sua face que permaneceu vermelha.

Certa vez durante uma batalha Kwan Kun foi ferido por uma flecha no braço e ao tentar tirá-la quebrou sua ponta dentro de seu corpo, um famoso médico chinês foi chamado para auxiliar Kwan Kun, ao lhe oferecer uma espécie de anestesia para o procedimento, Kwan Kun se recusou e preferiu se concentrar num jogo chinês (parecido com xadrex), durante toda a cirurgia não foi proferida nenhuma palavra de dor. Essas são só algumas histórias sobre a vida de Kwan Kun, se você souber mais algumas deixe seu comentário.

Nós precisamos de heróis!! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário