quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Evite entorses



Cuidado com lesões!

Entorse é a torção da articulação com lesões nos ligamentos. Ela ocorre quando a articulação é forçada além dos seus limites, causando inchaços e equimoses.

No wushu entorses são comuns principalmente nos tornozelos, joelhos, punhos, ombros e articulações dos dedos. Como toda lesão ela exige cuidados e atenção para que a lesão não se agrave. A entorse é caracterizada por uma dor intensa e constante, é acompanhada de inchaço no local da lesão, com ou sem equimose, e de impotência funcional. A primeira coisa a se fazer e retirar do local lesionado qualquer objeto que venha a dificultar a circulação sanguínea, como anéis, relógios, pulseiras etc.

Diferenciar uma entorse de uma fratura pode ser difícil dependendo da gravidade da lesão, sendo assim trate como se fosse uma fratura. Aplique gelo para diminuir o inchaço e aliviar a dor, imobilize a articulação e procure um médico, só ele poderá dar o diagnóstico final e indicar o melhor tratamento. Mesmo que não haja fratura, em alguns casos é feita a imobilização para facilitar a recuperação.

A gravidade deste tipo de lesão é dividida em três graus: Grau I – lesão microscópica do ligamento; Grau II – lesão macroscópica do ligamento; Grau III – completa ruptura do ligamento.

O membro deve estar elevado sempre que possível, para favorecer a circulação sanguínea, deve-se aplicar gelo durante as primeiras 48 a 72 logo após a lesão. Não massageie o local isso pode dilatar os vasos e retardar a coagulação, além de piorar a situação caso tenha acontecido juntamente com pequenas fraturas dos ossos envolvidos.Esse tipo de lesão é muito comum em corridas, mudanças de direção num movimento, giros e saltos. Mas também pode acontecer quando você estiver andando descalço em casa. De qualquer maneira, evite treinar com tênis alto, pois aumenta a possibilidade de haver uma entorse nos tornozelos. Fortaleça sempre seus músculos e articulações.

Sempre que tiver uma lesão importante procure ajuda médica, isso causará menos sofrimento e o tratamento será adequado. Respeite o período de recuperação, desde a imobilização, à fisioterapia e à volta gradual aos treinos. “Aproximadamente 20% dos pacientes podem apresentar sintomas residuais de dor e instabilidade após uma lesão de entorse do tornozelo.” Respeite seus limites.


Importante!

Não forçar a articulação lesionada;

Colocar gelo para reduzir o inchaço e aliviar a dor;

Elevar o membro lesionado acima do nível do coração, nas primeiras horas após a lesão;

Não massagear num primeiro momento;

Procurar assistência médica.

2 comentários:

  1. aqui ta parecendo uma pre-consulta no hospital!
    ¬¬

    essas dicas meio "Dr. Drauzio Varella" estão otimas vlw!!

    ResponderExcluir