segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Continue treinando


Uns dias atrás um rapaz que treina wushu me contou que não se sentia à vontade com uma espada na mão (até aí tudo bem, pq também tenho meus problemas com o bastão do norte). Ao perguntar o porquê ele me disse que não servia para treinar espada e sim para facão, no entanto este era seu primeiro contato com uma espada. O problema não está nele, está naquelas pessoas que vivem dizendo para os sapos que eles não irão conseguir.

***História dos sapos
: Um amigo me contou uma história sobre uma competição entre sapos e o objetivo era chegar ao topo de uma torre muito íngreme, neste dia haviam várias pessoas na torcida e ao começar a competição os sapos estavam muito animados e iam avançando em direção ao topo. A partir de um ponto os sapos passaram a sentir muita dificuldade e a torcida começou a desencorajar os sapos, dizendo que eles não eram capazes de chegar ao topo, que era melhor parar antes de se machucarem. E aos poucos os sapos foram desistindo restando somente um que continuava a pular e tentar alcançar o topo, e as pessoas que acompanhavam a competição continuavam a dizer para ele desistir e ele continuava a pular, cair e pular novamente. Na verdade aquele sapo era surdo, não podia escutar os que dizem que ele não conseguia, e ele continuou tentando.

Há pessoas tão insensatas, que chegam ao ponto de dizerem às pessoas que elas não conseguem fazer algo, pelo simples fato dela não ser o modelo perfeito para aquilo. Até quando seremos prisioneiros de estereótipos. O Wushu/ Kung Fu é para ser praticado e deliciado. Sua variedade de estilos é capaz de seduzir as mais diferentes pessoas. Com o treino constante o wushu moldará o seu corpo.

É importante que você estude, que conheça os vários estilos do wushu. Se você faz gunshu conheça o nangun, se você pratica o wushu moderno conheça o tradicional, e vice-e-versa. E principalmente!...assista o filme ‘Kung Fu Panda’ (da DreamWorks).

Pode parecer bobagem, mas este filme está carregado de lições que nos esquecemos com o passar dos anos.

Um comentário:

  1. Eu assisti o filme. O tema principal é justamente a superação. Pratico Wushu há 3 anos, mas infelizmente comecei tarde. Hoje tenho 25 anos, não tenho a flexibilidade que o esporte tanto exige, principalmente dos atletas de alto rendimento... Mas mesmo assim, me considero um atleta de wushu. Treino sempre, participo de competições e continuarei até onde meu corpo e mente permitam. É Wushuzeiros!!! Jiayo!!!

    ResponderExcluir