quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Calorias sob o ponto de vista Wushuzeiro

Uma coisa é fato: muita gente não abre mão dos deliciosos lanches no melhor estilo fast food. Os deliciosos e suculentos lanches do Giraffas (Brutus, Clone e outros), McDonald’s (Big Mac, Big Tasty.. sem falar nas fabulosas batatas fritas e na melhor casquinha do país, talvez do mundo) etc.

Geralmente, para acompanhar e ajudar a descer a comida, vem aquele refri delicioso, gelado, docinho etc etc (não vamos entrar no critério dos sabores). Hmmmm mas no final de um treino, nada como juntar o pessoal e rachar alguns litros de refri, virar todas até a garrafa secar, não é?

Ok, tudo isso é muito gostoso e pouco saudável, como diz muita gente que realmente entende do assunto. Muita gente também se preocupa bastante com o visual e o peso, então como desfrutar destes prazeres sem perder a postura?
Simples, vamos seguir os velhos hábitos primitivos do ser humano, se alimentar loucamente e depois realizar atividade física para queimar e aproveitar tudo que foi consumido (não é pra fazer exercício intenso imediatamente após comer. A não ser que você curta, no mínimo, sentir o “gostinho” da sua deliciosa refeição, temperada com suco gástrico, entalado na garganta).

Com uns cálculos e outros aqui, temos “A” solução para vocês, wushuzeiros de plantão que não perdem um bom treino e uma boa comida.

Antes de tudo, esses cálculos são feitos sob uma base complexa com referências em diversas tabelas, conhecimentos sobre queima de calorias, e um pouco de achismo. Então nada de achar que vamos salvar o mundo com essas contas, é quase uma brincadeira, mas que serve pra gente ter uma noção de como tirar o peso da consciência e sem acrescentá-lo ao corpo. Vamos lá.

Em um treino moderado de Wushu com duração de 60 minutos, em MÉÉÉÉDIA (isso varia de pessoa pra pessoa, dependendo da altura, metabolismo e blábláblá), queimamos cerca de
549 Kcal (caloria pra quem não tem certeza, é energia, pod
emos comparar a energia elétrica, combustível de motor de carro, etc).

Com essa quantidade de energia podemos também fazer um carro, que pesa cerca 1 tonelada, andar por mais ou menos 840 metros, quase 1km! Quero ver alguém se quer levantar essa carga, se conseguir, tente andar 1 metro assim =P

Em um treino intenso de Wushu, a gente gasta em média 729 kcal (o mesmo carro andaria por 964 metros)

Agora é só você comparar nas tabelas nutricionais o quanto você precisa treinar para queimar aquele lanche que pesou um pouco a mais. Abaixo seguem uma tabela simples:




Então agora é comer até rolar e depois treinar até não levantar mais.
Bom wushu pra todos.

4 comentários:

  1. o trash é que essas coisas ocupam quase a necessidade diária de calorias...tenso é treinar por 60 minutos pra comer 1 sanduíche. no dia.

    ResponderExcluir
  2. Bem observado, Leon.

    Mas vale acrescentar que: estar acordado queima calorias, andar, realizar qualquer movimento que seja, também queima calorias. Logo a necessidade diária fica por conta de outras atividades, o treino de wushu pode se encarregar do "excesso" apenas.. dessa forma vira um negócio vantajoso =P

    ResponderExcluir
  3. Ah, pense como no exemplo do carro: você não precisa andar para queimar o combustível, você precisa do combustível para andar.

    Logo comer um big tasty, por exemplo, te permite treinar por quase praticamente 3 horas =P
    Então você nao treina pra poder comer um, você como um pra poder treinar.

    ResponderExcluir
  4. Pensando assim, pesa menos na consciência. Se bem que é dificil eu ver atleta de wushu com dieta balanceada. Pelo menos, os que convivem comigo, não tem ^^
    Mas somos magrinhos, ta?

    ResponderExcluir