terça-feira, 1 de setembro de 2009

Evite distensões

Esta será uma série de posts que tem como objetivo informar tipos comuns de lesões, para que tendo o conhecimento possamos prevení-las e saber como tratá-las.



Todas as pessoas estão em constante movimento e estão sujeitas a traumatismos osteoarticulares (contusões, luxações, distensões, entorses etc), no entanto aqueles que praticam esportes estão mais propensos a se lesionarem. No caso de esportes que exigem um pouco mais das articulações e músculos (como no wushu) lesões são comuns quando os limites não são respeitados.

Nosso assunto hoje são Distensões. São muito comuns e ás vezes nem sabemos que aquela dorzinha atrás da coxa é uma distensão que precisa de tratamento, para não evoluir.

A distensão ocorre por causa do alongamento exagerado das fibras que formam os músculos, acompanhado da ruptura de algumas delas. Geralmente causadas por movimentos bruscos e/ou de grande amplitude que forçam o músculo além de sua capacidade ou do seu preparo. A distensão é caracterizada pela sensasão de dores, podendo aparecer hematomas e edemas. os graus de distensão vão desde leve dores, que podem passar por volta de três dias, até o rompimento total das fibras musculares, o que é tratadocom cirurgia para refazer o tecido muscular.

A falta de aquecimento e alongamento apropriado antes dos treinos estão entre as mais comuns causas de lesões, no entanto o estresse e a má alimentação também estão relacionados. O Overtraining também é uma causa comum entre os atletas, pois quando se está em treinamento intenso e excessivo o corpo sofre e há perda da resistência muscular facilitando o aparecimento de lesões.

Quando acontecer uma distensão, o repouso do músculo distendido deve ser a primeira providência, pois a continuação da atividade pode agravar a lesão e aumentar a dor. No primeiro momento o uso de gelo no local é muito importante, pois além de diminuir a sensação de dor, diminuirá a inflamação e o sangramento interno. Nunca faça uso de compressas quentes no momento da lesão, pois aumentará o inchaço e o sangramento. O tratamento com compressas quentes deve ser feito após alguns dias, sob orientação de um profissional, seguindo os ciclos.

Uso de anti-inflamatórios e analgésicos ajudará no tratamento, mas só com orientação, pois ele saberá qual medicamento é o indicado para o seu tipo de lesão. Gel e pomadas não são muito eficazes no caso de distensões, pois, na sua maioria não penetram até as fibras musculares. O tratamento com um fisioterapeuta também é importante no processo de cura da lesão. Muitas vezes as pessoas ignoram as lesões porque elas param de doer, lembre-se que ausência de dor não é certeza de cura, em muitos casos de negligência a pessoa volta a lesionar a mesma área, fazendo com que esta seja mais séria que a anterior. Respeite seus limites superando-os sem causar danos ao seu corpo.

Se alimente bem, se concentre no treino, aqueça, alongue e lembre-se da N. Sra. da Abertura. Evite lesões, previna.


4 comentários:

  1. vlw pelas dicas! agora e so tentar naum me lesionar e se acontecer... vou saber como agitar!! ^^
    [blog ta otimo]
    Jiayou

    ResponderExcluir
  2. ai minha tendinite isquiotibial!!!

    =)

    jiayou galere, tô curtindo muito o blog!!

    André Fleury!

    ResponderExcluir
  3. vou rezar todo dia pra nossa senhora da abertura... hehehehehe

    ResponderExcluir