quarta-feira, 29 de julho de 2009

Dança do Leão

É muito comum ver em comemorações chinesas o curioso animal que, apesar de não ser natural da fauna chinesa é uma figura importante do folclore chinês. Oleão chinês é representado com várias cores e cada uma tem seu simbolismo, os leões quando manuseados parecem ganhar vida e personalidade prória.

Conta uma lenda que certa noite o imperador teve um pesadelo, no qual um animal estranho salvara sua vida. Na manhã seguinte, ele contou o sonho para seus ministros, dizendo que esse animal era parecido com um animal do oeste, um leão. Intrigado com o sonho e fiel ao imperador, o monge Tai Tao Fat viajou rumo ao ocidente com o objetivo de observar o animal, ao retornar o monge fez uma réplica do animal que era manipulada por dois homens, e a partir de uma sequêcia de movimentos ele criou a dança do leão. A tradição conta que quando a dança é executada ocorre uma limpeza no ambiente trazendo sorte e paz.

Para uma boa Dança do Leão, os movimentos têm de corresponder à música tradicionalmente tocada por três instrumentos diferentes: o tambor, o gongo e o címbalo. A música alta, juntamente com fogos e os movimentos do leão são utilizados para afastar os "maus espíritos" e atrair boa sorte. Os bailes de leões (quando vários leões dançam juntos) são realizados em ocasiões especiais como nas comemorações do Ano Novo Lunar, em aberturas de empresas, casamentos e até em nascimentos de bebês. Durante suas danças são oferecidas 'oferendas' aos leões (como alfaces e envelopes vermelhos com dinheiro para atrair prosperidade), e depois de o leão verificar cuidadosamente o presente , tendo certeza de não se tratar de fogos de artifício, ele o come, aceitando o presente do anfitrião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário